A Fonte do que Clama (Juízes 15.14-19)

08/03/2010 09:44


1. Sansão era um homem forte, acostumado com vitórias. Acostumado a está por cima. Acostumado com o sucesso:
· Era alguém disposto a tudo para ter sucesso, inclusive quebrar seus votos diante do Senhor, pois nesse texto ele ignora o fato de ser nazareno e toca no corpo de um animal morto, e dele retira-lhe a queixada.
· Após vencer todos os adversários, derrotando os mil inimigos filisteus ele se sente no topo da vida, e batiza aquele lugar de Ramate-Leí (em hebraico: o “Monte” da queixada).
· Muitas vezes nos sentimos assim, nos tornamos pessoas movidas por vitórias. Só queremos contar vantagens. Corremos atrás de status e elogios que nos massageiem a alma.
· Queremos ter um bom casamento. Uma família perfeita. Queremos um bom emprego, com um bom salário. Uma boa casa. Um carro. Queremos sempre está em Ramate-Leí, o lugar mais alto, o “Monte” da Queixada.
· Sanção já tinha o Espírito de Deus operando em sua vida (v.14). Sempre que o Espírito do Senhor vinha sobre ele uma força especial o impulsionava para a vitória. Mas mesmo assim Ele lançou mão do que era errado, tocou no cadáver de um animal, mesmo tendo Deus lhe proibido; tudo isso para que a qualquer modo ele pudesse alcançar seus objetivos.
· Assim como Sanção muitas jovens para mostrarem que não estão sozinhas, que não são desprezados contraem namoro com uma queixada de jumento. Muita esposa hoje em dia está arrependida por ter casado com uma queixada. Muitos estão presos a negócios errados porque na ânsia de ganhar dinheiro se atracaram com uma queixada. Outros para curtirem a vida com mais emoções começaram a consumir drogas, perdendo tudo o que tinha confiando em uma queixada.
· E você, em que tipo de queixada está confiando para alcançar o sucesso em sua vida.
· Saiba que nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no casamento, uma família perdida. Nenhum sucesso na vida justifica seu distanciamento de Deus, sua frieza espiritual. Nenhum sucesso na vida valerá a pena se o resultado for uma dependência química, um coração estraçalhado após ter se entregado e enganado por um sentimento mal correspondido.
2. Após conquistar tudo o que queria o texto diz que Sanção "sentiu grande sede" (v.18a):
· Sentiu sede porque estava perto do sucesso, mas longe de Deus e isso é igual ao fracasso.
· Sentiu sede porque descobriu que nenhuma vitória física, material, sentimental ou de qualquer outra natureza irá conseguir substituir um relacionamento sincero e real com Deus.
· Sentiu sede porque percebeu que somente Deus poderia preencher o seu vazio existencial.
· Ao sentir sede ele clamou. Sanção teve a coragem de clamar ao Senhor, infelizmente hoje muitos estão desfalecendo, desistindo dos planos, dos sonhos, dos projetos que Deus colocou em seus corações porque não descerram os dentes permitindo assim que o grito de suas almas rompa em suas gargantas.
· Preferem conservar o status, vivendo uma farsa, transmitindo uma imagem de que tudo está bem, mas não passam de sepulcros caiados, cheios de angustia e sofrimento em suas almas.
3. "O Senhor fendeu a caverna" (v.19a): Deus operou um milagre quando a alma de sanção gritou por ajuda.
· Deus fendeu a caverna e dela saiu água, e o milagre da vida voltou quando sanção bebeu, “recobrou alento e reviveu”.
· Assim também para que houvesse um milagre em sua vida, Jesus permitiu-se ser ferido: “Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo, um dos soldados lhe furou o lado, com uma lança, e logo saiu sangue e água” (Jo 19.33.34).
· Jesus, certa vez falando com uma mulher que tinha sede de ter um casamento bem sucedido, e nessa ânsia já estava vivendo com um quinto companheiro, disse-lhe acerca desta fonte de água maravilhosa que revigora a nossa alma: “Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (Jo 4.13.14).
· Talvez hoje você tenha andado frustrado, abatido desanimado porque as coisas não estão andando como você desejava, sua queixada já não funciona tão bem, já não é uma queixada fresca, secou-se tornando-se quebradiça e instável, hoje o Senhor Jesus quer que você venha até En-hacoré (em hebraico: A Fonte do que clama), e através de um clamor sincero receber a única água capaz de matar todas as suas sedes, o nome dela é Jesus, o filho de Deus que morreu por você.

Pr. Wendell de Carvalho

Voltar