FOME E SEDE DE JUSTIÇA...

26/02/2010 15:32

 

“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão fartos.”
Mateus 5.6

  • Muitos entendem esta declaração do Senhor Jesus somente na perspectiva passiva, isto é, a de receber a Justiça. No entanto esse texto trata especialmente de alguém que tem necessidade (fome e sede) de fazer o que é correto (justiça);
  • É bom também que se diga que esse texto jamais serviria para amparar aquele que comete a injustiça ou se encontra na prática contumaz do pecado, pois como está bem claro, felizes (bem-aventurados) são os injustiçados (os que tem fome e sede de justiça) e não os injustos (os que praticam viciosamente a maldade);
  • A raiz da palavra justiça, retidão (heb. tsdq = tsedeq) tem o sentido simples de ser retilíneo, isto é aquele que prima por ser justo, andar em justiça;
    Ainda, a palavra justiça em ambos os Testamentos significa simplesmente fazer o que é certo;
  • Quem tem fome e sede de justiça é visto pela Bíblia como alguém que foi justificado pela graça de Deus, sendo as obras de justiça meros frutos de sua transformação em Cristo (Rm 3.28);
  • O justo é alguém que abandonou as obras da carne (1 Co 6.7-11). Que não tem dois pesos e duas medidas, isto é, é alguém plenamente confiável (Pv 20.10);
  • Uma pessoa justa é aquela que conserva a paz e prosperidade da comunidade cumprindo os mandamentos divinos acerca do próximo, pois somente um justo é capaz de sentir verdadeira misericórdia (Jó 29.12-16);
  • Um justo sempre procurará promover o bem estar do próximo (Dt 24:13);
    O justo é alguém que dá espontaneamente, sem preocupar-se em obter benefício (Sl 37.21);
  • No sentido maior o justo (tsaddiq) é aquele que realmente serve a Deus (Ml 3.18);
    Somente após sermos justificados por Deus é que somos abençoados com paz (Sl 85.10,11; Rm 5.1);
  • Após receber justificação, o justo (tsadîq) torna-se imortal, pois pela Lei jamais será condenado (Ex 23.7);

Somente quando os homens de Deus praticam a justiça a cidade muda (Is 1.21);
Amós foi um profeta que clamou por justiça nas portas da cidade (Am 5.15,24);
Está na hora de como igreja do Senhor clamarmos dizendo Senhor temos fome e sede da tua justiça! Ele é fiel para nos saciar em nome de Jesus!

Pr. Wendell de Carvalho
28/10/2010
Séie “felizes os infelizes”

Voltar