Fugir de Deus: Uma Missão Impossível. (Jonas 1.1-10)

08/03/2010 09:40


Jonas é convocado por Deus a tomar uma decisão difícil: Obedecer ou não a sua convocação de pregar arrependimento ao povo de Nínive. Um povo que era inimigo declarado de Israel. Um povo opressor e violento. Um povo que havia chegado ao limite do pecado, pois suas malícias haviam subido até Deus (v.2).
· Jonas teria de tomar uma decisão: Obedecer ou não à vontade de Deus para sua vida. Chega uma hora em que assim como Jonas temos que tomar uma decisão.
· Chega uma hora em que não dá mais para adiar a vontade de Deus para nossa vida.
· Chega uma hora em que Deus não se contenta mais somente com uma adoração de final de semana. Com uma visita esporádica, casual à igreja. Com o adiamento do conserto em nossa vida. Com a indecisão do nosso coração que hora quer, hora não quer. Deseja servir a Deus, mas ainda tem aliança com o mundo.
· Chega um dia em que Deus cobra de nós um pouco mais, esse é o dia da decisão.
· Deus chegou a Jonas e exigiu que ele se dispusesse a fazer sua vontade, porém Jonas dispôs-se sim, mas a fugir (v.3).
· Ele caiu no devaneio teológico de achar que poderia fugir da vontade de Deus para sua vida. Que poderia fugir da presença do Senhor. Que poderia driblar Deus como um atacante dribla o goleiro na cara do gol. Davi vivendo a mais de trezentos anos antes de Jonas já havia escrito no salmo 139.1-18 que essa é uma tarefa impossível, inviável, irrealizável.
· Se Davi fosse contemporâneo de Jonas e o tivesse encontrado no porto de Jope, certamente o teria aconselhado a desistir dessa idéia louca de fugir de Deus.
· Não há como fugir de Deus. Onde quer que você vá, com quem quer que você fale, sempre haverá algo que o lembre de Deus, sempre haverá uma marca em sua vida que o lembrará quem você é, o que você deveria está fazendo. Em algum momento, em algum instante, em qualquer hora alguém olhará para você e dirá: “Seu lugar não é aqui. Você está inutilmente fugindo de Deus. Volte para onde você deveria está, onde Deus quer que você esteja. Lá é seu lugar!” (vs. 6-10).
· Na tentativa de fugir de Deus, Jonas só conseguiu três coisas: descer, descer e descer.
· Por três vezes a bíblia declara claramente que Jonas desceu:
1º - desceu ao porto de Jope (v. 3): Porto é o ponto de partida. É o ponto onde as viagens têm seu início. Talvez você esteja nesse ponto da descida. Está olhando os navios zarparem e um intenso desejo aventureiro o está impulsionando para um louco cruzeiro para longe de Deus.
2º - desceu ao porão do navio (v. 5): Porão é lugar de esconderijo, de escuridão, de podridão, os ratos adoram os porões. Talvez você tenha descido aos porões de sua existência, de sua alma, de suas dúvidas e insatisfações. Talvez alguém te fez descer a esse estágio de fuga quando o decepcionou, quando enganou você, fingiu ser algo que não era e isso frustrou suas expectativas. E por isso você está com a alma confusa e deprimida. Dividido entre o realizar a vontade de Deus, ou dar vazão ao grito de revolta e rebeldia de sua alma.
3º - desceu ao fundo do mar no ventre do peixe (v. 15,17): Descer ao fundo do mar é uma metáfora para sepultamento. É o último estágio da existência. É a entrega total, é a absoluta perca de forças para voltar a ser o que era. Voltar a viver de acordo com a vontade de Deus.
· O Final da história de Jonas, quando ele é vomitado pelo grande peixe nas praias de Nínive nos ensina que para Deus não importa o quão longe você tenha ido. Não interessa o quão profundo você tenha chegado. O seu clamor conseguirá romper o mar, e viajar tão alto que vai tocar o coração de Deus gerando livramento e cura para sua alma e espírito.
· Hoje, segundo a sua decisão de retomar o projeto de Deus para sua vida, de entregar-se incondicionalmente ao Senhor, Deus vai falar com o peixe, ordenando-lhe que lhe traga de volto. Que lhe solte, lhe desprenda do seu ventre. E então algo novo se fará em sua vida. Retome a sua vocação de profeta, de filho de Deus. Esse é o seu lugar de descanso e restauração: a casa do pai, o coração do Pai.


Pr. Wendell de Carvalho
Timon-MA, 16/08/2009 ( O consolidador estava, foi bênção!)

Voltar