O que você precisa para ser um Vencedor (Jz. 6:11-24)

01/03/2010 10:08

O Anjo do Senhor (que é o próprio Senhor), põe-se em baixo do “Carvalho” para falar com gideão. Carvalho é uma árvore muito forte, símbolo de força, resistência e permanência, assim como deveria ser Gideão.

  • Gideão naquela ocasião malhava o trigo em um lagar. Geralmente malhava-se o trigo a céu aberto, porém ele por medo malhava escondidinho no lagar (espécie de tanque onde se espremiam as uvas).
  • Ser homem de guerra (v. 12): O Anjo do Senhor apresenta-se a Gideão chamando-lhe de homem de guerra (gibor: campeão, herói, guerreiro, homem poderoso, um homem em toda a sua força). Gideão retruca essa afirmação de Deus, não acreditando nela por conta da situação que está vivendo. Na sua mente Deus deveria agir da mesma forma que havia agido quando libertou o povo do Egito. Só que ele precisava entender que Deus age sempre do jeito que ele mesmo quer, na hora que quer e quando quer.
  • O Senhor o chama de forte (v. 14): Ele nega, considerando-se o menor, o menos capaz. Uma coisa, como ouvi diz um pregador, é as pessoas pensarem coisas negativas acerca de nós, outra é nós pensarmos coisas negativas acerca de nós mesmos (os dez espias comparando-se a gafanhotos).
  • O Senhor lhe deu garantias de que estaria com ele na batalha (v. 16): Gideão nesse ponto age com prudência buscando a confirmação do Senhor através da adoração. Se Deus garantiu que estará nessa guerra com você, revista-se agora mesmo de toda armadura de Deus e ataque o inimigo, pois a vitória é nossa pelo poder do nome de Jesus. Talvez você já tenha fracassado em outros momentos, lutado guerras que o Senhor nunca mandou que lutasse, e isso o deixou amedrontado e receoso, fazendo-o duvidar de que o Senhor estará contigo nessa peleja. Se você encontra-se assim, eu o convido a adorar ao Senhor nessa noite em espírito e em verdade e certamente a glória dele se manifestará e dessa vez, contanto com a presença do Senhor, as coisas darão certo sim, em nome de Jesus.
  • No final do texto encontramos um Gideão, que no início era medroso e inseguro, encontrando a paz de Jeová Shalom (v. 24). Hoje Deus quer te dar paz e certeza de vitória. Creia!

Pr. Wendell de Carvalho

Voltar