O que é Consolidar?

12/03/2010 09:59

O QUE É CONSOLIDAÇÃO?

 

 

TEXTO PRINCIPAL:  “Não fostes vós que me escolhestes, mais fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e dês fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo o que em meu nome pedirdes ao pai ele vos conceda”. (Jo.15:16)

                              

Este fruto deve se manifestar em uma vida transformada capaz de reproduzir-se em outros.

O Senhor te escolheu com uma finalidade: Que é dar frutos e fazer com que este fruto permaneça.

Na visão celular, quando uma pessoa se converte a Jesus, já não está mais só. Assim, podemos ver uma igreja que caminha no modelo de Jesus. Ele nos ensinou um modelo de discipulado permanente, seguro, firme, vivo, eficaz e de resultados.

Também nos ensinou o modelo e a base de gerar discípulos em João 15:17, dizendo que nos daria uma qualidade para gerarmos discípulos em um nível que nenhum deles iria se perder por nossa omissão. Quando Ele orou sobre isso, disse: “Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.” (João 17:12)

Consolidar é o mesmo que dar firmeza, solidificar e tornar seguro. É o processo pelo qual confirmamos as vidas que se decidirem por Jesus até que podemos considerá-las como discípulas.

Se pensarmos num grande campo onde sementes foram lançadas, é possível que, olhando para os frutos nas árvores, saibamos qual o tamanho da colheita? Será que só de olhar podemos dizer quantos frutos são? Não! Só podemos dizer que temos uma colheita quando guardamos os frutos num celeiro. Antes disso, aquele que faz a colheita precisa cuidar para que o fruto não se perca. A consolidação é esse processo que nos diz quando de fato nós temos uma colheita, ou seja, quando os frutos estão guardados.

 

 

LÍDER DE CÉLULA: Que todos os discípulos da célula, não apenas o líder, estejam envolvidos na consolidação dos novos convertidos. Separe tarefas entre eles. Coloque-os para visitar, telefonar, buscar para vir à reunião. Consolidar é tarefa de todos os discipulos, Jesus disse: Ide e fazei discipulos...ensinando-os a guardar tudo...A chamada a consolidção é para toda igreja, todo nascido de novo.

Voltar