Casais / O que gosto e o que não gosto.

27/02/2010 11:29

Tema: pontos positivos e negativos do casamento.
Duração: 20 minutos
Público: adultos; mínimo 4 casais.
Material: papel e lápis.

Antes de começar converse sobre sigilo e fofocas; peça aos integrantes que lembrem que assuntos discutidos no grupo não devem ser comentados fora da reunião. Para esta dinâmica é preciso um certo grau de confiança entre os participantes do grupo.

Pegue a folha e divida ao meio (deitada). Do lado esquerdo escreva: O que eu mais gosto nele(a). Do lado direito escreva: O que eu não gosto nele(a).

Peça aos casais que se separem para poderem escrever. Dê uns 10 a 15 minutos para finalizarem a tarefa. Peça que sejam o mais honestos possível, assegurando que não será revelado a identidade das pessoas. Peça que devolvam os papéis.
Faça a leitura dos pontos positivos e dos pontos negativos, sem revelar nomes. (leia quantos puder, de acordo com o tempo disponível). Procure misturar os comentários de diversos papéis para garantir o anonimato.

A reação dos casais é de riso e de constrangimento.
Os elogios causam um bem-estar muito grande e os defeitos que são revelados produzem o início de uma mudança na relação do casal.

Você também pode pedir que pessoas se reúnam em pequenos grupos e discutam soluções para alguns dos problemas levantados, e os apresentem aos demais. Pode ser utilizado o texto de Efésios 4:22-32. Você também pode encerrar com cada pessoa fazendo um cartão de agradecimento e elogios para entregar a seu cônjuge, ou fazer uma oração conjunta de agradecimento pelas coisas boas.

Voltar