SAL E LUZ DO MUNDO

25/02/2010 11:46

SAL E LUZ DO MUNDO (Jó cap.1 versos 1 a 12 )

Um dia Jesus afirmou  para seus discípulos quer eles eram a luz e sal neste mundo, isso nos fala de deveres e responsabilidades como discípulos, lideres e cristãos de modo geral.

Verso 1. . .Homem íntegro e reto.

O que é uma pessoa integra?  (que não se despedaça, não se fragmenta, é homogêneo, pastoso difícil de misturar, de ser diluído). Ex. leite integral.

No caso de Jô uma pessoa que não se corrompia. Que não se vendia que não negociava sua fé. Pessoa de uma moral exemplar. As pessoas o olhavam e viam nele um exemplo a ser seguido.

...reto. Seu testemunho era firme e não oscilante. Sabia andar em terra firme, mar calmo ou revolto (agitado), sua fé seu testemunho era o mesmo não importava a circunstancia.

...Que se desviava do mal. A bíblia diz que o pecado nos rodeia de perto. Quando ele percebia que aquilo era laço, uma cilada, logo ele corria dalí.

Existem pessoas que maquinam o mal, pessoas que na primeira oportunidade ficam igual um pinto no lixo, todo feliz, não conseguem ficar longe do pecado, e estão dentro da igreja e nunca cresce, é aquele discípulo que nunca assume uma célula, é sempre um bebezinho.pois sempre está alimentando o pecado.

Jô era uma pessoa que preferia acreditar que a duvidar. Temia a Deus, respeitava a Deus. Seus negócios eram bem feitos sem enrolar ninguém.

Verso 2e3. Sete mil ovelhas; ovelhas falam de provisão alimentar, nos fala de sacrifício, nos fala de queijo, leite, gordura lã, vestimentas etc.

...três mil camelos.  Camelos na época eram o meio de transporte mais utilizado. Hoje não conheço ninguém que tenha uma frota de carros tão grande  como aquela.

...quinhentas juntas de bois  e de jumentas, eles eram bastante utilizados nas grandes cargas e no campo, para ararem as terras para  o plantio e cultivo. Imagine uma loja hoje  com mil tratores no seu pátio. Jô tinha, ele era o mais rico do Oriente.

Verso 3b...era também muito numeroso o  pessoal  ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos do oriente. ...Jó um homem temente a Deus e que se desviava do mal.

·           Ele tinha credito de seus funcionários e era querido por eles;

·         Sua riqueza foi acumulada honestamente.

·         Não sonegava impostos. (caso existia)

·         Joao Claudino com toda a sua fortuna, não pode ser comparado a Jó em nada. Pois suas obras não passam na balança da justiça de Deus.

Verso 4. Nos fala da comunhão que havia entre seus filhos. Comunhão entre família hoje é uma coisa  complicada, pois  na maioria delas quando se reúnem  é problema. Eles não eram avarentos, nem tão pouco aproveitadores. Seu pai era o grande exemplo.

Verso 5. O pai que intercede por seus filhos, por sua família.

·        Ele se preocupava com o pecado dos filhos. Isso nos faz pensar que ele se preocupava também com a educação dos filhos. E hoje?

·        Isso era uma rotina na vida de Jô .(verso 5b)

Verso 7,8. Já imaginou se Deus perguntasse ao diabo: observastes o discípulo fulano da cel tal? Observaste o líder cicrano? (falar da assiduidade do disc.na cel e na igreja).

Verso 9 e 10. “será que Jó teme a Deus de verdade? O diabo estava tentado dizer que sua fé estava fundamentada naquilo que ele possuía, que sua fé era de circunstancias. ‘ou não será por que ele tem tudo que precisa?

(falar de uma pessoa que sofrera muitas privações quando criança e ate quando adulta, e faça um paralelo com o filho dela que nascera em situação distinta).

Será se você é exemplo de discípulo a ser serguiido? Você é um exemplo de líder a ser seguido pelos demais? Ou sua célula não cresce porque você não tem dado bom testemunho? O seu testemunho tem contribuído para o crescimento da célula, ou tem contribuído negativamente?

Nós não estamos aqui para brincarmos  de igreja. Se esforce, ore, jejue, faça desafios com Deus, lute por sua célula, mostre ao seu líder que ele pode contar com você, mostre ao seu pastor que ele pode contar com você. Mude, não se entregue aos problemas, aos obstáculos, todos temos problemas e desafios a vencermos, não seja engolidos pelas dificuldades. Deus mudará esse quadro. Seja sal da terra, luz neste mundo tenebroso, ascenda sua cadeia, encha sua candeia com o óleo do Espírito Santo de Deus.  Amem.

Por M.R.R.rocha/cel.bará.17/09/09

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar